Thursday, May 14, 2015

Movimento underground une forças no Arena da Rima em São Lourenço

União de MCs de diferentes cidades da região mantem viva a cultura de rua, em evento gratuito na Praça da Federal


A 7ª edição do Arena da Rima aconteceu no último sábado (9), na Praça Humberto Sanches. O evento começou as 18:00h, com competição de Skate e Batalha de MCs, além da apresentação de Arcanjo Ras, artista convidado de São Paulo. A participação nas competições é gratuita e os vencedores ainda ganham prêmios.
“O objetivo é promover e divulgar gratuitamente a cultura urbana, através das batalhas e dos shows e incentivar o interesse pela leitura e esporte”, explica João Junior, educador e agitador cultural e um dos organizadores do Arena.
O artista convidado da vez veio diretamente de São Paulo. Arcanjo Ras trabalha com música desde 1997 e suas influências vão do Reggae, Rap, Soul, Blues e Jazz. Seu estilo natural e inovador contagiou o público do Arena da Rima que cantou e dançou ao som das suas músicas e após o show o artista ainda passou uns dias na cidade, gravando músicas em parceria com artistas locais.
“O fato de ter eventos como esse, além de dar oportunidade para os artistas apresentarem seu talento, acaba também estimulando e descobrindo novos artistas que nem mesmo conhecem seu dom”, explica João Junior.
Nesta edição participaram MCs de Três Pontas, Três Corações, Aiuruoca, São Paulo, São Lourenço, Passa Quatro e outras cidades da região e o vencedor da batalha de MCs, em ambas as categorias – Duelo de Tema e Duelo de Fogo - foi Léo Vinicius, de Três Corações. O vencedor do Game of Skate Mirim foi Davi José de São Lourenço e na categoria Iniciante venceu Neto Skateboard, de Caxambu.
Com a participação sempre crescente de artistas e público da região, o movimento ganha forças e se consolida. “O fato da interação com outras cidades só fortalece o movimento, dando espaço pra novos talentos se apresentarem e se descobrirem”, explica João. “Muitas vezes acontece dos artistas passarem anos sem uma oportunidade em sua cidade para estar se apresentando, sem incentivo e apoio para poder crescer”, exalta o educador.
A realização do Arena é do MIRA (Movimento Independente Resistência e Arte), em parceria com o Estúdio Ponta de Flecha. Esta edição contou com o apoio da Diretoria de Cultura Municipal, da empresa de vídeo HD Rodrigo Rosa, da loja Grito Urbano e da loja Boca do Oriente, do Rio de Janeiro. 




Vencedores Arena da Rima Battle #7
Game of Skate Mirim:1º lugar – Davi José (São Lourenço)
2º lugar – Matheus Rodrigues (São Lourenço)
3º lugar – Bruno Barreiros (São Lourenço)

Game of Skate Iniciante:1º lugar – Neto Skateboard (Caxambu)
2º lugar – Bruno Henrique (São Lourenço)
3º lugar – Alessandro Junior (São Lourenço)

Duelo de Temas:1º lugar – Leo Vinicius (Três Corações)
2º lugar – Willjay (Três Pontas)

Duelo de Fogo:1º lugar – Leo Vinicius (Três Corações)
2º lugar – Nabru (São Lourenço)


Regras de Batalha e Fundamentos da Arena Da Rima
1- Usar das palavras sem citar palavrões, expressões racistas, ou qualquer forma de preconceito;
2- Finalizar a rima dentro do tempo estabelecido pela batalha;
3- RESPEITAR A DECISÃO FINAL DOS JÚRIS;
4- Não usar de violência no campo de batalha, toda forma de duelo deve ser manifestada em forma de RITMO e POESIA;
5- O propósito de todo participante deve ser focado na expressão da arte e na cultura de rua;
6- Manter silêncio no tempo da rima do adversário;
7- O desrespeito à qualquer uma das regras resultará a perda do round.

Thursday, May 7, 2015

“Juntas tocamos o Céu” é um evento para mães que perderam os seus filhos

No Dia das Mães, domingo, dia 10 de maio, será realizado um encontro de sensibilização na Praça Brasil


Foto: Projecto Ártemis

O Dia das Mães é um dia de celebração do amor materno. É também um dia de tristeza e dor para quem perdeu um filho ou uma mãe, pois não tem com quem celebrar a data e a perda é enfatizada pelo clima de celebrações.
Carla Fernandes Brito, idealizadora do evento em São Lourenço, é uma dessas mães. “Perdi o meu filho há três anos e esta é uma data que para nós é muito triste”, conta.
Desde que perdeu o seu filho, Carla participa de um grupo chamado “Projeto Ártemis”, de Portugal.
Lá nasceu a iniciativa “Juntas tocamos o Céu”, que pretende promover a sensibilização à perda, unindo outras mães que passaram pelo mesmo para que juntas se fortaleçam.
Carla decidiu realizar o evento pela primeira vez em São Lourenço, no próximo domingo, no Dia das Mães.
“Em Portugal é para as mães que perderam o filho durante a gravidez. O evento daqui não tem restrições, será para todas as mães que perderam filhos em qualquer idade e também para os filhos, que perderam as mães”, explica.
Segundo Carla, muitas vezes elas não são lembradas como mães ou não são reconhecidas como tal, por não terem mais o filho presente, o que torna o pesar nessa data ainda maior.
“A dor de cada uma mostra que juntas somos mais fortes”, exalta Carla.
O evento será às 15h, com concentração na Praça Brasil, para todas as mães que perderam os filhos ou para os filhos que perderam as mães.
Será passada uma mensagem para cada participante e serão escritas mensagens para os entes queridos e soltas em balões. Os balões terão cores distintas: azul simbolizando os filhos meninos; rosa simbolizando as meninas; brancos para os que não sabiam ainda o sexo do bebé; e vermelho para as mães.
Segundo Carla já há a confirmação de cerca de 30 mães e será aberto um espaço para quem quiser contar um pouco da sua história.
Para participar é só estar na praça Brasil, no domingo, a partir das 15h.
Mais informações: (35) 8432 – 2508 / Facebook: Carla Fernandes Brito.