Trem é uma réplica idêntica da Maria Fumaça de São Lourenço e impressiona pela qualidade

Nereu trabalhou durante 55 anos como técnico de elevador na empresa Atlas Shindler, em São Paulo. Homenageado como o funcionário com mais tempo de serviço do mundo, trouxe sua experiência para São Lourenço, onde veio morar após se aposentar em 2010, em busca de melhor qualidade de vida e

A Maria Fumaça demorou aproximadamente 8 meses a ser finalizada. “Eu fazia, desmontava, pensava. Ia dormir pensando como fazer uma ou outra parte, refazia. Só a cabine foi feita 3 vezes para acertar”, relembra o artista.
Mas com perseverança não desistiu. Ele conta que foi várias vezes
na Estação tirar fotos da Maria Fumaça estacionada. Utilizou cano de PVC para a caldeira, lata de tinta reciclada para a cabine, varetas de guarda-chuva, nas rodas, tampa de adoçante para o sino. Com muita criatividade ele construiu uma réplica idêntica à Maria Fumaça, que tem exatamente o mesmo número 1424. O trem tem ainda motor, correia e engrenagem: todo o equipamento necessário para andar. Mas como o espaço é limitado, ela não anda no momento. Porém, tem apito, música e ainda solta fumaça. No vagão de passageiro, o teto abre e podemos observar até os violeiros animando a viagem.
O artesão é caprichoso e perfeccionista e segundo ele consegue fazer qualquer objeto. Além da Maria Fumaça, em sua casa vários objetos de decoração foram feitos por ele. Todos com o mesmo capricho e qualidade. As capelas e oratórios ele faz sob encomenda, desde 2008, e já vendeu para várias partes do Brasil. Com uma estrutura em madeira, sextavada, tem uma complexa instalação de iluminação, que, segundo o artesão, dura uma vida inteira. A santa é comprada, mas todos os outros detalhes da capela é ele mesmo quem faz, com devoção e amor.
No comments:
Post a Comment